viernes, julio 19, 2019

O que é viver o Evangelho? [Devocional 01]


Uma das perguntas que os cristãos, mais fazemos é: Como devemos viver a vida cristã? 

Muitos livros foram escritos com uma série de métodos e passos para fazer-lo. Sem querer subestimar os esforços daqueles que escreveram, na Bíblia já encontramos uma resposta.
Os dois primeiros versículos de Hebreus 12 resumem toda a vida cristã:

“Portanto, também nós, uma vez que estamos rodeados por tão grande nuvem de testemunhas, livremo-nos de tudo o que nos atrapalha e do pecado que nos envolve, e corramos com perseverança a corrida que nos é proposta, tendo os olhos fitos em Jesus, autor e consumador da nossa fé. Ele, pela alegria que lhe fora proposta, suportou a cruz, desprezando a vergonha, e assentou-se à direita do trono de Deus.”

Uma das coisas mais importantes que tenho aprendido na minha vida é que a vida cristã é uma caminhada de arrependimento e fé. Nesta caminhada estamos cercados por uma multidão de espectadores que são aqueles que caminharam na fé antes de nós (segundo Hebreus 11). São tantos que parecem uma grande nuvem. O fato de serem chamadas "testemunhas" é importante. O ponto não é que eles estão olhando para nós, mas que nós estamos olhando para eles. Nós os vemos como testemunhas que nos dizem como viver a vida cristã. Eles testificam sobre a vida de fé, confiança e dependência contínua de Deus. Eles testificam sobre uma vida que desejamos para nós mesmos: uma vida de obediência que vem da fé.

No entanto, há alguém que é o exemplo supremo de vida que somos chamados a viver: Jesus, o Filho de Deus. Jesus é o exemplo supremo de confiança no Pai e de viver pelo poder do Espírito. É nele que devemos fixar nosso olhar: Jesus, o autor e consumador da nossa fé (versículo 2). Jesus é o exemplo inigualável de viver pela fé. Em Jesus, a fé alcançou sua perfeição. Nunca em nós. Se aquelas pessoas de Hebreus 11 foram grandes, bem, Jesus é ainda mais! A fé de todos aqueles santos em Hebreus 11 cambaleou de uma vez ou outra, mas a fé de Jesus não. Até o fim, e até mesmo no jardim antes de sua morte, suas palavras foram: "Não minha vontade, mas a Sua." Toda a vida de Jesus foi vivida em confiança e total dependência do Pai. Em Jesus nossa fé é perfeita.

Mas como podemos fixar nosso olhar em Jesus de maneira prática? Por exemplo, o que significa olhar para Jesus quando você está com raiva ou brigando com seu cônjuge? Como olhamos para Jesus quando os filhos estão sendo desobedientes ou rebeldes? Como o evangelho deve agir em sua vida enquanto você dirige ao lado de um motorista violento?

Fixar nosso olhar em Jesus nada mais é do que crer no evangelho (que por nossos crimes contra Sua santidade, Jesus morreu para eu ser livre da culpa do pecado), porque o evangelho é tudo sobre Jesus. Jesus é a encarnação do evangelho, as boas novas que deveriam ser nossa comida diária. Assim como os israelitas no deserto, devemos nos alimentar do maná do céu e beber água da rocha que é Cristo. Além disso, como os israelitas, não podemos manter este maná para o amanhã. A vida cristã é uma vida contínua e diária de fé e arrependimento.

"Esse evangelho de Deus, prometido por meio de seus profetas nas Sagradas Escrituras, é Jesus Cristo nosso Senhor" (Paráfrase Romanos 1: 1-4)

No hay comentarios.: